quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A escultura


Cavaleiro, da catedral de Bamberg
A escultura gótica de modo geral, estava associada diretamente com a arquitetura.  Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou no interior das construções as esculturas enriqueceram ainda mais a cultura gótica. A escultura gótica pode ser considerada um documento maciço, esculpindo na pedra aspectos do cotidiano da época. As imagens em sua maioria valorizam a pessoa em si como a escultura do Cavaleiro, que data de 1235 aproximadamente e localiza-se na catedral de Bamberg. 
Esta imagem remonta a imagem do cavaleiro imponente, plasticamente retrata o vigor e o equilíbrio na composição do volume do corpo do cavaleiro e do cavalo. A estátua também revela a cultura da cavalaria medieval, que rompe alguns dogmas sociais do medievo, como uma classe que assumiu um destaque na vida intelectual, que até então era dominada pelos monges e presa nos mosteiros.

Nobre Uta, da catedral de Naumburg.




Outra obra que se destaca no período gótico, é a Nobre Uta, que impressiona por sua naturalidade, com a mão direita sobre a veste, parecendo aconchegar seu rosto na gola da capa.
Esta obra se identifica com as tendências naturalistas da época, mas surpreende pela perfeição, retratando a pose momentânea de uma pessoa real. 


Crucificação, de Giovanni Pisano.
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Algumas obras do período gótico têm autores identificados, no caso de Giovanni Pisano, artista italiano nascido em 1245. Dentre as suas obras principais a Crucificação tem sentido especial pela temática abordada. 

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